Tabela de Alerta de NFSe

Veja a lista de Alertas, não são ERROS, mas são importantes na emissão de uma NFSe. A lista de erros foi adquirida do ABRASF Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais. Geralmente as prefeituras utilizam os mesmo códigos, mas podem informar mensagens um pouco diferente.

Geralmente os erros na emissão de uma NFSe está relacionada as informações do Prestador ou do Tomador.

Para erros até E199 você pode consultar o Link a seguir https://cp.diletec.com.br/knowledge-base/article/tabela-de-erro-de-nfse-ate-199

Para erros acima de E199 você pode consultar o Link a seguir https://cp.diletec.com.br/knowledge-base/article/tabela-de-erro-de-nfse-acima-de-199

RELAÇÃO DE ALERTAS
Novos alertas para suporte às regras dos municípios, dentro do padrão, devem ser criados com numeração própria, iniciadas com as letras “AL”.
CÓD. MENSAGEM MOTIVO / SOLUÇÃO Observação
A1 Alguns dos dados informados não constam do cadastro do contribuinte. O tipo do serviço prestado não está registrado no cadastro do contribuinte. Procure a Prefeitura para registrar os códigos de tributação, códigos de serviço, códigos da subclasse CNAE ou o item da lista da Lei Complementar correspondentes aos serviços prestados pela empresa.
A2 Valor das deduções indevido. A NFS-e foi emitida considerando a informação do RPS, no entanto o tipo de serviço prestado, identificado pelo código de tributação, código se serviço, código da subclasse CNAE ou item da lista da Lei Complementar, não permite dedução da base de cálculo do ISSQN. Consulte a legislação do município para informações sobre as deduções permitidas.
A3 Item da lista de serviço informado para a operação não permite tributação fora do município Consulte a legislação vigente para saber se o item informado permite a tributação fora do município (Foi informada a Natureza da Operação "2") Alerta desativado a partir da versão 2.0.
A4 Valor do ISS retido diferente do ISS devido Verifique se os valores estão corretos Alerta desativado a partir da versão 2.0
A5 Endereço do tomador do serviço difere do constante na base de dados do município. A NFS-e foi emitida considerando o endereço do tomador do serviço informado no RPS.
A6 Inscrição municipal do tomador não encontrada. A inscrição municipal do tomador do serviço informada no RPS não está registrada na Prefeitura. A NFS-e foi emitida considerando que o tomador do serviço não está inscrito na Prefeitura.
A7 A inscrição municipal do tomador do serviço está paralisada ou cancelada ou desativada ou baixada. A inscrição municipal do tomador do serviço informada no RPS está paralisada ou cancelada ou desativada ou baixada no cadastro municipal. A NFS-e foi emitida considerando que o tomador do serviço não está inscrito na Prefeitura.
A8 E-mail do tomador do serviço inválido. O e-mail do tomador de serviços não é válido e foi ignorado. Não será enviado e-mail de confirmação da emissão da NFS-e para o tomador do serviço.
A9 Inscrição municipal incorreta. A NFS-e foi gerada considerando a inscrição municipal vinculada ao CNPJ/CPF informado. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A10 Inscrição municipal do prestador de serviço encontra-se paralisada ou cancelada ou desativada ou baixada. A NFS-e foi gerada e o prestador de serviço deverá comparecer à Prefeitura para regularizar sua situação. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A11 NFS-e emitida com falta de elementos de qualificação do prestador do serviço. NFS-e foi gerada e o prestador de serviço deverá comparecer à Prefeitura para regularizar sua situação. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A12 RPS em duplicata no lote foram ignorados. A Prefeitura desconsiderou os RPS cujos elementos eram idênticos aos elementos de RPS já processados. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A13 Prazo para a conversão do RPS em NFS-e vencido Procure a Prefeitura para regularizar a situação. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A14 O campo ValorISS informado indevidamente. O valor do ISSQN é calculado pela Prefeitura e não deve ser informado pelo contribuinte. O valor informado foi desconsiderado. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A15 Alíquota informada indevidamente. A alíquota utilizada para a determinação do valor do ISSQN é determinada pela Prefeitura. Não deve ser informada pelo contribuinte. A alíquota informada foi desconsiderada. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A16 Código da subclasse CNAE informado indevidamente. O código da subclasse CNAE correspondente ao serviço prestado não é utilizado pela Prefeitura. O elemento informado foi desconsiderado. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A17 Não informe inscrição municipal quando o intermediário do serviço for domiciliado em outro município. Inscrição municipal do intermediário desconsiderada. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A18 O tipo de serviço informado não permite indicação de código da obra. Código da obra desconsiderado. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A19 O tipo de serviço informado não permite indicação de ART - Anotação de Responsabilidade Técnica. ART - Anotação de Responsabilidade Técnica desconsiderada. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A20 O regime de tributação informado difere do registrado na Prefeitura. A NFS-e foi emitida considerando o regime de tributação informado. Procure a Prefeitura para atualizar o regime de tributação no cadastro do contribuinte. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A21 Opção pelo SIMPLES Nacional não consta do cadastro do contribuinte. Não há registro no cadastro do contribuinte de opção pelo SIMPLES Nacional. A NFS-e foi emitida considerando a informação do RPS. Procure a Prefeitura para regularizar a situação. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A22 Código de tributação incompatível com o município de incidência do ISSQN. A NFS-e foi emitida considerando a informação do RPS, no entanto o código de tributação informado não permite a tributação em outro município. Consulte na legislação o local de incidência do ISSQN. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A23 O prestador do serviço não possui incentivo fiscal no cadastro da Prefeitura. Não há concessão de incentivo para o prestador de serviço registrada na Prefeitura. A NFS-e foi emitida considerando a informação do RPS. Procure a Prefeitura para regularizar a situação. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A24 País da prestação do serviço indevido. O código do país da prestação do serviço somente deverá ser informado quando a exigibilidade do ISSQN for igual a <Exportação>. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A25 País do tomador do serviço indevido. O código do país do tomador do serviço somente deverá ser informado quando o município do tomador do serviço for igual a <9999999>. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A26 E-mail do tomador do serviços inválido. O e-mail do tomador de serviços não é válido e foi desconsiderado. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A27 CEP do logradouro do tomador do serviço inexistente. A NFS-e foi emitida com o CEP do tomador do serviço informado no RPS. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A28 Inscrição municipal do tomador do serviço indevida. Não informe o campo inscrição municipal do tomador do serviço quando este for do exterior. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A29 CNPJ/CPF do tomador do serviço indevida. Não informe o campo CNPJ/CPF do tomador do serviço quando este for do exterior. Alerta criado a partir da versão 2.0.
A30 RPS possui campo(s) informado(s) que não é (são) adotado(s) pelo município Algum campo não obrigatório no Termo de Referência informado no RPS não é adotado pelo município. Por este motivo, não foi consistido e nem será considerado como informação válida para a NFS-e. Alerta criado a partir da versão 2.01.

Você achou esse artigo útil?